logo retirado do site.jpeg

VARIZES DOS MEMBROS INFERIORES

varizes ceap 1 e 4.jpg

 

 

O QUE SÃO VARIZES?

 

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem sob a pele, principalmente nos membros inferiores (pés, pernas e coxas). Podem ser de pequeno, médio ou grande calibre. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), estão presentes em cerca de 38% da população brasileira. Acometem mais mulheres do que homens. As de pequeno calibre, na superfície da pele, são chamadas telangiectasias ou microvarizes.

 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS FATORES CAUSADORES DAS VARIZES?

 

Os principais fatores de risco para desenvolver varizes são: história familiar de varizes, sexo feminino, idade (maior prevalência quanto com o aumento da idade), obesidade e número de gestações. Sedentarismofumo , obesidade , sedentarismo , uso de anticoncepcionais , gravidez.

 

 

DEPILAÇÃO COM CERA QUENTE CAUSA VARIZES?

 

Não. A colocação de cera quente sobre a pele pode gerar uma vasodilatação local momentânea , mas não causa varizes.

 

E SALTO ALTO?

 

Não existe nenhum estudo científico que comprove que o uso do salto alto cause varizes. Entretanto, o uso frequente de salto muito alto pode provocar exacerbação de sintomas como dor e sensação de peso nas pernas, porque restringe a movimentação dos pés e prejudica o bombeamento do sangue pela musculatura da panturrilha.

 

EXERCÍCIO FÍSICO?

 

É benéfico, pois há a ativação do sistema muscular, que ajuda a impulsionar o sangue no interior das veias. Deve-se evitar exercícios com sobrecarga de peso, nos casos de varizes mais avançados, pois podem ocasionar piora dos sintomas. O sedentarismo sim, é um importante fator de risco para desenvolver varizes.

 

QUANDO DEVO TRATAR MINHAS VARIZES?

 

Sempre que existirem sintomas (dores, sensação de peso, cansaço ou queimação nas pernas, inchaço), ou insatisfação estética.

 

PODE-SE IMPEDIR O SURGIMENTO DAS VARIZES?

 

Não, mas as mesmas podem ser tratadas, com bons resultados estéticos e funcionais. Quanto mais precoce o tratamento melhores os resultados. O tratamento de escolha deve ser individualizado para cada paciente, sendo definido pelo médico angiologista e cirurgião vascular.

fleboscopia-.jpg
varizes finas.jpg